De startups à multinacionais, um dos principais questionamentos é como melhorar a comunicação visual e as vendas de um produto ou serviço.
Para isso, é preciso alinhar estratégias que impactem o target. Para isso, o ponto inicial é ter um bom planejamento de comunicação visual.
Entende-se que comunicação visual é um conjunto de elementos que expressam uma ideia ou informação. Ao entrar em contato com esse elemento, o público instantaneamente associa-o a uma marca ou empresa.
A comunicação visual quando executada de forma eficiente, promove alinhamento entre a marca e o seu público; aumenta o valor percebido pelo cliente; pode gerar confiança e solidez; pode incentivar as pessoas a procurarem um negócio em detrimento de outro.
Portanto, o marketing que não é bem feito não gera interesse dos indivíduos em conhecerem o trabalho da marca ou, até mesmo, afasta-o instintivamente.
Entenda a importância da comunicação visual
O cérebro humano reconhece, armazena e se lembra de imagens com mais facilidade do que palavras. Segundo a pesquisa no National Center for Biotechnology Information, nosso cérebro leva cerca de 250 milissegundos para decidir o valor de um conteúdo, processando pequenas dicas visuais em seu layout.
Agora que consumimos boa parte dele pela internet, um bom visual permite que seu conteúdo seja sub-entendido em instantes. Escaneando as informações com o olhar, fazemos uma decisão sobre continuar a leitura ou não, por isso comunicação visual é tão importante.
Estabeleça unidade gráfica entre o que está sendo comunicado e sua marca
Cada companhia tem um jeito de se posicionar, seja ele um tom de voz ou suas cores institucionais. Utilize gráficos, iconografia, tons e tipografia que já fazem parte de sua paleta visual. Eles ajudam a reforçar o que conhecemos como unidade gráfica.
Unidade gráfica é a coesão entre múltiplos elementos visuais, capaz de identificá-los como parte de um todo. É por meio da unidade gráfica que designers e outros profissionais de comunicação visual reforçam o caráter identitário de sua marca e da informação que será transmitida por ela.
Utilize as cores de sua identidade visual e imagens de alto impacto e qualidade que estejam em sintonia com a mensagem que você deseja transmitir. Assim, todo o bom conteúdo produzido se torna uma extensão natural da sua marca.
Siga as orientações e faça a melhor escolha!
Não é todo tipo de conteúdo que sua empresa produz que justifica a contratação de um designer. Às vezes, precisamos montar uma apresentação rápida ou simplesmente não detemos os recursos para solicitar ajuda de um profissional. Entretanto, isso não é motivo para descuidar da sua comunicação visual.
Mesmo sem contar com ajuda, você pode fazer boas escolhas ao se comunicar. As regras abaixo serão fundamentais nesses momentos.
Sobretudo, não utilize mais de cinco cores em um mesmo layout. Elas devem servir para acentuar informações relevantes, não como seu único recurso para gerar impacto.
Use fontes com alta legibilidade e não se esqueça de criar um contraste entre o tipo escolhido e o fundo em que está aplicado. Se tiver dúvidas, consulte seu manual de identidade visual e aplique as recomendações dispostas nele.
Todas as ilustrações, imagens e ícones utilizados devem seguir o tom e assunto abordados. Dê preferência para incluí-los apenas se ajudarem a melhorar a compreensão.
Não encha seu leitor de dados inúteis. Às vezes, poucos gráficos são o suficiente para passar uma mensagem clara e concisa.
Sempre confira a proporção das imagens, ícones, ilustrações, gráficos e textos. Cada uma dessas informações visuais significa algo para o interlocutor, portanto, não seja leviano.
Uma boa comunicação visual fará a diferença para que seu negócio obtenha o destaque.
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